Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Exposição Conexões: O Futuro estaciona em Maricá

Publicado em 23 de fev de 2024 às 13:00

A mostra gratuita que conta a história da Ponte Rio-Niterói, chega a cidade nesta sexta-feira, 23, na Praça Orlando de Barros Pimentel

Após temporada em Teresópolis na região serrana e na cidade de Niterói, a exposição Conexões: O Futuro, montada no interior de contêineres marítimos, chega a Maricá na Praça Orlando de Barros Pimentel (Praça da Matriz de Maricá), nesta sexta-feira (23/02). Contando a história de uma das principais obras de engenharia do país, a mostra traz exibição de filmes e atividades com realidade virtual, como um game interativo e fica em cartaz até 24 de março.

Realizada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela Ecoponte, concessionária que administra a rodovia, a exposição é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e integra as comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói, em 04 de março de 2024. Convidando o público a refletir sobre ações que impactam no futuro, a exposição passeia pela cronologia da construção da Ponte, inaugurada em 1974 e possui curadoria de Carmen Lucia de Azevedo e Eduardo de Carvalho.

A inauguração que acontece nesta sexta às 16h, contará com espetáculo musical com instrumentos de sopro e percussão formado por integrantes do projeto Maricá das Artes. Criado em 2009, o projeto oferece oficinas gratuitas e capacitação nas áreas do teatro, música, dança, fotografia, literatura, audiovisual e produção cultural.

Oficinas de artes visuais

No local, serão oferecidas oficinas de artes visuais para públicos diversos, disponibilizadas também em ambiente online.

Curso de Fotografia

O curso online e gratuito de artes visuais “Fotografando com seu celular: noções básicas de fotografia”, sob a coordenação de Davilym Dourado, fotógrafo e artista visual, ensina o participante como aproveitar melhor a tecnologia do seu celular para produzir melhores fotografias.

Realidade virtual

Com a tecnologia de realidade virtual será possível sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura interna, através de óculos de realidade virtual, além de um voo panorâmico de tirar o fôlego por cima da estrutura.

Game interativo

Após visitar a exposição, você poderá participar de um game interativo e testar seus conhecimentos da maior Ponte do hemisfério Sul, de forma divertida.

Mostra Curta!Educação

Todos os dias serão exibidos filmes ao ar livre em parceria com o Canal Curta, a partir das 17h30 com curtas que se relacionam com os nove eixos temáticos da exposição: modernidade, história, paisagem, território, cotidiano, Ponte Rio-Niterói, construções, ecossistemas e mobilidade

Conexões: O Futuro, conta com equipe educativa no local e atendimento em libras, além de agendamento de grupos escolares para visita. Além disso, a mostra é Carbono Neutro, ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelo evento são compensadas, de forma que o saldo líquido de emissões seja zero.

 

Serviço:

Conexões: O Futuro

Local: Praça Orlando de Barros Pimentel (Praça da Matriz de Maricá)

Entrada gratuita

A exposição estará em cartaz de 23/02 a 24/03, de 10h às 19h, de terça à domingo.

www.projetoconexoes.com.br