Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

EcoRodovias quer 50% de mulheres em posições de liderança até 2030

Publicado em 08 de mar de 2024 às 14:00

Grupo promove capacitação em busca de promoções e já conta com 30% de lideranças femininas em seu quadro

 

A EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura do país, planeja chegar em 2030 com metade do seu quadro de lideranças ocupados por mulheres. O Grupo fechou 2023 com 30% de lideranças femininas. A meta é um dos dez pilares da Agenda ESG 2030 da companhia que será divulgada nas próximas semanas.

 

“Estamos investindo na capacitação das colaboradoras do grupo com programas de impulsionamento de carreira. Claro que novas contratações sempre vão acontecer, até pela fase de crescimento do grupo, mas focamos muito em abrir oportunidades para a promoções internas”, esclarece Aline Sitta de Assis Sant’Anna, gerente de desenvolvimento organizacional na EcoRodovias.

 

Entre as iniciativas, a EcoRodovias promoveu, em 2023, o Programa Aceleração de Mulheres, que visa desenvolver e empoderar suas colaboradoras na busca pelo crescimento profissional. A trilha de aprendizagem incluiu encontros para o aperfeiçoamento de soft skills como auto liderança, pensamento crítico e comunicação consciente, além de mentoria de carreira com gerentes para as analistas sênior e especialistas participantes do programa de aceleração. Entre as inscritas, 11 foram promovidas.

 

Na Ecoponte, concessionária administrada pelo Grupo, a situação não é diferente e a unidade dispõe de mais de 90 mulheres trabalhando, um quantitativo de 36,7% do efetivo. Caminhando para a meta do Grupo Ecorodovias, a Ecoponte possui diversas mulheres em cargos de liderança como a Carolina Suzuki, Coordenadora de Administração de Contratos e que faz parte do Grupo há 15 anos.

 

“Meu dia a dia na Ecoponte, apesar de corrido, é muito leve devido ao clima descontraído do ambiente de trabalho que encontro na unidade. Acordo todo dia bem-disposta para enfrentar os desafios diários sabendo que posso contar com uma equipe e colegas de trabalho muito parceiros”, conta.

 

Carolina ressaltou que devido às demandas de casa, filhos e desafios profissionais diários, as mulheres têm a tendência de se deixar de lado. “Todos os desafios que enfrentamos faz com que sejamos mais fortes e mais capazes de fazer um trabalho cada vez melhor. Não se culpem nem se cobrem por algo que está fora do seu alcance. Apenas façam o seu melhor sem deixar de lado a saúde e equilíbrio mental”.

Liderando uma equipe com apenas uma mulher e em um cargo que normalmente é ocupado por homens, a engenheira civil, Patricia Espinosa, está envolvida em diversas atividades relacionadas a operação e manutenção da Ponte Rio-Niterói.

 

“Estou aqui há cinco anos e ao longo desse tempo tenho aprendido muito e me desenvolvido profissionalmente. Sinto que meu trabalho é valorizado e reconhecido não só pela minha equipe, mas pelos meus gestores e demais colegas, o que me motiva a dar sempre o meu melhor. É primordial que todas as mulheres se sintam capazes de alcançar seus objetivos e superar seus desafios. Temos um papel fundamental em todas as áreas e devemos ser valorizadas e respeitadas em todos os espaços. Que continuemos lutando por igualdade, respeito e oportunidades”, explica Patrícia.

 

Respeitando a máxima que lugar de mulher é onde ela quiser, a Ecoponte dispõe de três mulheres operando os guinchos e atuando diretamente no atendimento mecânico da rodovia. Uma delas é a Operadora de Tráfego, Thaina Campos.

 

“Meu dia já começa quando chego na empresa, onde sou muito bem recebida. Aqui no setor do Tráfego nenhum dia é igual ao outro, pegamos vários tipos de ocorrências e sempre estou disposta a auxiliar o usuário da rodovia da melhor forma. Carrego uma frase comigo e que nunca esqueci: Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força”.

 

Mulheres 50+

O Grupo EcoRodovias irá dedicar vagas de operações em algumas de suas unidades para mulheres com mais de 50 anos, em uma ação afirmativa que poderá ser oportunidade de recolocação e retorno ao mercado. “Notamos que, em algumas concessões, estamos tendo muito sucesso em contratação de mulheres mais maduras, principalmente em relação ao comprometimento com suas funções e envolvimento com os objetivos da companhia. Então esse será outro foco do nosso time de recrutamento e seleção”, diz Aline.

 

Mês da Mulher

Durante este mês de março, cada uma das 11 concessões da EcoRodovias irá promover uma programação específica para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). As ações incluem rodas de conversa, letramento, palestras e encontros, sempre enfatizando a importância do tema para a companhia.

 

A companhia também já programou, para este ano, um programa de capacitação de colaboradores homens para torná-los aliados no desenvolvimento das colegas mulheres, com o objetivo de acelerar, ainda mais, a fomentação de lideranças femininas. Em paralelo, a EcoRodovias dá andamento ao seu Programa de Trainee que, este ano, tem foco nos pilares de raça e gênero com seis mulheres negras entre os dez profissionais selecionados para atuar em áreas estratégicas de negócio.

 

DE&I na EcoRodovias

Para ampliar a diversidade, equidade e inclusão na empresa, a EcoRodovias mantém grupo de trabalho com líderes da alta gestão e colaboradores que representam cinco frentes de atuação: mulheres, LGBTQIAP+, raça, PcD e, mais recentemente, convívio de gerações (pessoas 50+). A empresa realiza uma agenda intensa de campanhas internas, palestras, mentorias, treinamentos e rodas de conversa, inclusive entre colaboradores do RH e líderes que participam de contratações, além de ser signatária do “Livres e Iguais”, campanha global da ONU que tem o objetivo de lutar contra a homofobia e transfobia, promovendo direitos iguais e tratamento justo para pessoas LGBTQIAP+.