Notícias

Para informações de tráfego, consulte o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Ecoponte prevê a passagem de cerca de 690 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante o feriado da Semana Santa

Publicado em 26 de mar de 2024 às 09:00

A Ecoponte prevê a circulação de cerca de 690 mil veículos na Ponte Rio-Niterói durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 28 de março e 1° de abril. De acordo com a concessionária, os dias de maior fluxo serão a quinta-feira (28/3) em direção a Niterói e Região dos Lagos, quando mais de 86 mil veículos cruzarão a via e o domingo (31/3) em direção ao Rio de Janeiro, com uma estimativa de mais de 87 mil veículos.

Na quinta-feira as equipes operacionais da Ecoponte já estarão baseadas em pontos estratégicos da rodovia com viaturas de inspeção, motos, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate, para garantir ainda mais rapidez nos atendimentos e liberação das pistas.

Para agilizar a passagem dos veículos nos dias e horários de maior movimento, na praça de pedágio, os papa-filas (arrecadadores volantes), estarão trabalhando em maior número e o usuário poderá efetuar o pagamento por aproximação através de cartões nas funções débito e crédito.

Como medida preventiva de segurança, a Ecoponte recomenda para quem for viajar de motocicleta, realizar a revisão geral do veículo com alguns cuidados específicos. O ideal é usar roupas adequadas como casacos com proteção de ombro, coluna e cotovelos, óculos escuros e roupas especiais em caso de chuva, além de fazer paradas a cada 100 km para se hidratar e evitar câimbras. E lembre-se, o capacete é item obrigatório. Quem atravessar a Ponte transportando bicicletas, pranchas e bagagens na parte externa do veículo, é importante que os objetos não ultrapassem os limites frontais e laterais do veículo e que estejam amarrados corretamente. 

Os usuários também devem reforçar atenção aos semáforos e Painéis de Mensagens Variáveis durante a viagem, pois a concessionária reforça suas mensagens de segurança e informa sobre as ocorrências na via. Antes de sair de casa, os motoristas podem conferir as condições de trânsito através do Twitter @_ecoponte e no site www.ecoponte.com.br.

Uso indevido pista automática - Importante destacar que o uso indevido da pista automática causa retenção na Ponte e sobrecarrega os funcionários que precisam atender esse usuário para a realização do pagamento. De janeiro à dezembro de 2023, por exemplo, foram 682.040 veículos que trafegaram pela pista automática de maneira incorreta. De acordo com esse número, temos o total de 56.837 de veículos por mês e 1.895 veículos por dia que fazem uso indevido da pista. Já em janeiro de 2024, foram contabilizados 51.177 no mês, cerca de 1.706 por dia. A concessionária está realizando ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal - PRF para coibir tal comportamento.